Tudo sobre micropigmentação de lábios

Está pensando em fazer o procedimento, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre a técnica!

A micropigmentação de lábios tem conquistado cada vez mais mulheres que buscam traços faciais mais harmônicos.

A técnica tem o objetivo de contornar e proporcionar uma cor mais expressiva de maneira natural, e tem sido procurada principalmente por pessoas que possuem lábios finos e sem formato definido.

Além disso, pode ser feito em mulheres que desejam intensificar a cor natural dos lábios, reparar assimetrias ou rejuvenescer o visual.

Neste post, esclarecemos tudo sobre uma das técnicas que mais crescem no meio estético.

O que é micropigmentação labial?

A micropigmentação labial é um procedimento que define e corrige o contorno dos lábios de maneira natural e precisa.

Com técnica similar à utilizada em tatuagens, porém menos agressiva, o processo atinge apenas as primeiras camadas da pele. O pigmento vai saindo gradativamente, de acordo com a renovação celular.

Pode ser feita tanto para definir o formato dos lábios quanto para colorir, aumentar, corrigir falhas ou camuflar efeitos do envelhecimento.

Como é feito

Realizada com um dermógrafo — aparelho com agulhas específicas para micropigmentação —, o procedimento dura cerca de 1 hora e é praticamente indolor, por conta da pomada anestésica aplicada antes do processo.

Com cores mais sutis do que as utilizadas na micropigmentação de sobrancelhas, a técnica pode ser feita tanto no contorno como dentro dos lábios. A cor do pigmento deve sempre respeitar os tons naturais da pele da cliente.

Mais ou menos um mês após o procedimento, a cliente deve retornar à clínica para que o profissional possa verificar a possibilidade de retoques.

Cuidados pós-procedimento

Por ser uma técnica simples, realizada em clínicas e consultórios, a micropigmentação de lábios permite que a cliente mantenha as atividades normalmente. Até mesmo no próprio dia da aplicação, é possível retornar à rotina.

Porém, como qualquer procedimento, é necessário que alguns cuidados sejam observados, principalmente durante a primeira semana, para que o resultado seja o mais perfeito possível:

  • Evitar exposição ao sol por cerca de 30 dias;
  • Manter os lábios sempre hidratados com pomada cicatrizante;
  • Evitar comida gordurosa;
  • Evitar o uso de cremes que contenham ácidos;
  • Não usar maquiagem;
  • Não remover as crostas;
  • Evitar atritos na região;
  • Evitar o uso de piscina, mar e sauna.

Ah, não se assuste se seus lábios ficarem inchados nos primeiros dias! A reação é completamente normal e dura até cerca de 48 horas após o procedimento.

Para quem é indicado?

A micropigmentação é indicada para todas as mulheres que desejam traços mais harmônicos. Também é indicada para pessoas com lábios finos, cicatrizes aparentes, tonalidades fracas, lábios assimétricos e com sinais de envelhecimento.

A técnica é utilizada principalmente por pessoas que desejam restaurar o tom dos lábios, que tendem a perder sua cor natural ao longo dos anos.

Já o contorno é voltado para correção de imperfeições ou para dar um destaque maior.

Casos de deformação labial decorrentes de queimaduras ou acidentes de carros também podem se beneficiar com a micropigmentação de lábios.

É necessário realizar o procedimento respeitando as características de cada pessoa a fim de que o resultado fique o mais natural possível.

Atenção: gestantes, pessoas com lesões nos lábios, doenças autoimunes, herpes ativos e alérgicos a ácido hialurônico não devem realizar o procedimento.

E aí, o que você achou? Você faria uma micropigmentação labial? Deixe seu comentário!

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os detalhes da técnica!


Conheça mais tipos de micropigmentação aqui.