6 formas de melhorar seu atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a impressão que permanece mesmo após o procedimento em si. Sim, o resultado do procedimento é o cartão de visitas do profissional, entretanto, a forma como tratamos e conversamos com a cliente pode mudar tudo.

Um bom atendimento pode gerar indicações, retorno, fidelidade e até uma amizade. O atendimento mediano não deixa marcas, mas faz com que o profissional seja facilmente esquecido, enquanto o ruim afasta qualquer possibilidade de retorno ou indicação. Pelo contrário, quando o cliente não é bem recebido e tratado, uma má propaganda sobre o profissional é propulsionada.

Veja 6 dicas para que você atenda com excelência e mantenha um bom relacionamento com a clientela.

 1. Olhe nos olhos

Não há nada melhor para um cliente do que se sentir importante. Olhar nos olhos é o que traz esse resultado e, também, passa confiança.

Desde o momento da chegada até a finalização do atendimento, isto é, durante avaliação e procedimento, é fundamental manter contato visual. Dê o máximo de você!

Não é simplesmente uma ferramenta de conquista, mas uma forma de relacionamento profissional-cliente mais personalizada.

2. Sorria sempre

Um sorriso, além de aformosear o rosto, pode mudar o dia e superar as expectativas da cliente. Quando natural, são muitos os benefícios trazidos ao dia a dia profissional.

O sorriso demonstra satisfação com o trabalho, o que faz com que a cliente se sinta mais segura com o procedimento.

3. Seja honesto

É melhor que a cliente se surpreenda do que se frustre. Não gere expectativas que não consiga cumprir 100%. Explique detalhadamente os processos do atendimento e responda de maneira sincera às perguntas feitas.

4. Use música ambiente

Para relaxar a cliente e inibir o som do dermógrafo, é interessante usar música e criar um som ambiente de distração. A música também ajuda na concentração.

Opte por um som calmo, como o das bandas Hillsong e Enya, por exemplo.

5. Simplifique

Termos técnicos podem constranger e gerar mais dúvidas do que o necessário. Use uma linguagem simples na hora de explicar os procedimentos — e explique quantas vezes for necessário.

6. Cuide da sua imagem pessoal

Use roupas limpas, perfume bem suave ou nenhum perfume, já que algumas pessoas são alérgicas a cheiro; mantenha os cabelos limpos e uma maquiagem bonita e discreta. Você precisa ser um exemplo!

Aplique essas dicas na vida cotidiana e veja a qualidade do seu atendimento crescer exponencialmente!


Veja mais dicas.